VOID
Designação do projeto | VOID – Capacidade Interna para aposta em novos mercados externos
Código do Projeto | CENTRO-02-0752-FEDER-047549
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção | Centro
Entidade beneficiária | VOID SOFTWARE, S.A.
Data de aprovação | 11/01/2021
Data de início | 22/09/2020
Data de conclusão | 21/06/2023
Custo total elegível | 268.356,06 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 120.760,23 EUR
Síntese do Projeto:
A VOID SOFTWARE, S.A. é uma empresa localizada em Leiria e criada em 2017, dedicando a sua atividade ao desenvolvimento de soluções no setor de tecnologia e de programação.
Em termos históricos, a empresa efetuou investimentos necessários para que suas instalações estivessem aptas para o desenvolvimento dos seus trabalhos. Cabe ainda ressaltar que a Void Software uniu-se à VOIDSTEAM (empresa mãe) de forma a aumentar a competitividade da mesma e dos seus custos. Relativamente à sua atuação no mercado, a empresa detém uma marca própria registada, a nível comunitário, designadamente: a VOID SOFTWARE. Os respetivos clientes são nacionais e internacionais, possuindo com isso uma intensidade exportadora na ordem de 73,33%. Dentre eles, cabem ressaltar a PSC Enterprises, Neil William Kirkness, DreamFootball, Sana HR, entre outros.
No que diz respeito à sua concorrência, a empresa destaca a Oracle, a SAP, a HLink, a HES e a PRIME IT.
A VOID encontra-se presente em 4 mercados externos, respetivamente, Estados Unidos, França, Brasil e Austrália. Contudo, com o desenvolvimento do presente projeto de investimento, a empresa pretende iniciar a sua inserção em 5 novos mercados, mais concretamente, Alemanha, Suíça, Países Baixos, Dinamarca e Reino Unido.
No seguimento da estratégia de internacionalização visada, a empresa definiu, entre outros, os seguintes objetivos estratégicos: Expandir a sua quota de mercado e aumentar os seus clientes internacionais, com o desenvolvimento de novos mercados; alargar a sua estrutura organizacional via contratação de quadros técnicos; reforçar o seu investimento em tecnologias de informação, com o objetivo de aumentar a intensidade tecnológica nos procedimentos de marketing e relacionamento com os clientes.
De forma a alcançar os objetivos previamente definidos, bem como colocar em prática a abordagem visada ao nível da internacionalização, a empresa visa executar ações enquadráveis nas seguintes tipologias da operação:
- Prospeção e presença em mercados internacionais: De forma a explorar novas oportunidades no exterior, estão previstas viagens de prospeção para mercados-alvo;
- Marketing internacional: Para suportar suas atividades de expansão internacional estão previstos estudos de mercado para analisar potenciais oportunidades de negócio, além de intervenção do TOC/ROC para certificação do investimento;
- Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: de modo a proporcionar estrutura suficientemente capaz de responder à expansão internacional a empresa pretende contratar dois quadros técnicos altamente qualificados para desempenhar funções na área do marketing digital e adquirir equipamento informático;
- Certificações Específicas para os mercados externos: de maneira a elevar a competitividade global, a empresa prevê a obtenção e implementação de certificações, mais concretamente as ISO 9001 e 27001;
- Conhecimento dos mercados externos: o plano de investimentos prevê a participação da VOID SOFTWARE em feiras internacionais de relevo no segmento informático de modo a apresentar os seus produtos, divulgar a sua marca e angariar novos clientes.
Deste modo, com o presente projeto, a VOID SOFTWARE projeta passar de um VN Internacional de € 385.954,76 no ano pré-projecto, para um VN Internacional de € 908.228,91 no ano pós-projeto, perfazendo um crescimento de € 522.274,15.